A Prefeitura de Nilópolis iniciou o mês de outubro, dedicado às crianças, com uma ação inédita de conscientização sobre segurança no trânsito. O evento, promovido pelas secretarias de Desenvolvimento Social e Transporte em parceria com o Detran, aconteceu na Praça Vereador Orlando Hungria (Praça dos Estudantes) nesta quarta-feira (1º).
Crianças Viram Agentes de Trânsito Mirins
Cerca de 100 crianças participaram de dinâmicas lúdicas com um tabuleiro educativo e receberam palestras sobre regras de ouro, como a importância de atravessar na faixa de pedestre, o uso obrigatório do cinto de segurança e os perigos de dirigir usando o celular ou pilotar sem capacete.
O agente de trânsito e coordenador do Núcleo de Educação para o Trânsito da SEMTRAN, Nilton Marques, explicou que o objetivo é que o aprendizado lúdico crie cidadãos mais conscientes. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vanessa Mata, destacou que a meta é que os jovens repassem informações essenciais aos pais, como o uso correto da cadeirinha e do cinto de segurança.
Um dos destaques do evento foi Pedro Henrique Mendes, de oito anos, diagnosticado com TEA e TDAH. Admirador dos agentes, ele foi escolhido para ser o agente de trânsito mirim. "Estou muito feliz por representar o agente nessa semana tão importante para o trânsito. É necessário para salvar vidas", declarou.
Nilópolis Inaugura Vaga Exclusiva para Autistas
Durante a tarde, a Prefeitura inaugurou a primeira vaga de estacionamento exclusiva para autistas na Praça dos Estudantes. O local também serviu como posto de atendimento para quem desejava solicitar a credencial de estacionamento, que era emitida na hora.
Segundo Vanessa Mata, as vagas prioritárias são destinadas aos pais de crianças com autismo. Para ter acesso à credencial, é necessário apresentar o laudo médico comprovando o diagnóstico e realizar o cadastro.
Para receber a credencial de estacionamento, os interessados podem se dirigir ao Detran de Nilópolis, na Rua Pedro Álvares Cabral, nº 561, Centro.


Excelente iniciativa! Precisamos educar as crianças para que sejam motoristas conscientes no futuro.
ResponderExcluir