sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Nilópolis Encerra o Setembro Amarelo com Encontro pela Vida e Anúncio de Sala de Acolhimento



 A cidade de Nilópolis encerrou a campanha Setembro Amarelo com um evento focado na prevenção do suicídio, realizado nesta segunda-feira (29) no auditório do Instituto Federal do Rio de Janeiro. O encontro foi marcado por apresentações teatrais, palestras sobre saúde mental e, principalmente, pelo anúncio da criação da Sala Girassol, um novo espaço de acolhimento psicológico na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social.


Sala Girassol: Esperança e Apoio Contínuo

O novo projeto, batizado de Sala Girassol, é inspirado na obra de Van Gogh e simboliza esperança e otimismo. O objetivo é que a iniciativa, que atenderá pessoas de todas as idades, se torne uma campanha contínua de cuidado para a população.

A secretária de Desenvolvimento Social, Everline Lima, destacou a importância da ação. "Foi um encontro de troca, aprendizado e conscientização, que reforça a necessidade de cuidarmos uns dos outros e lembrarmos que falar é a melhor solução e reconhecer é proteger", disse.

Alunos da Escola de Teatro Celso Mosciaro apresentaram a peça "Sinais", levando mensagens de apoio e esperança. O professor Lucas Rezende afirmou que o intuito é "evitar que essas pessoas considerem o suicídio".

A palestra principal, sobre prevenção ao suicídio, foi ministrada pelo Major José Carlos Alves Evangelista, do Corpo de Bombeiros Militar. Em reconhecimento à atuação, os bombeiros presentes no evento receberam uma moção de congratulações.

O prefeito Abraãozinho ressaltou a importância de aprender a ouvir. "Muitas vezes, sob o mesmo teto, ignoramos as dificuldades e os sentimentos daqueles que nos cercam. Este encontro nos oferece a oportunidade de aprender a ouvir e a identificar sinais, para assim intervir e oferecer apoio necessário", salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário