Nilópolis se tornou uma cidade totalmente monitorada por câmeras, um avanço significativo na segurança pública local. O novo sistema, que inclui tecnologia de reconhecimento facial, já apresenta resultados: um assaltante com mais de dez anotações criminais, que agia em diversos municípios da Baixada Fluminense, foi preso nesta segunda-feira (27/10). A captura foi resultado de uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Polícia Militar e Polícia Civil.
O criminoso, que já estava sendo monitorado, foi capturado no Centro do município momentos após cometer um novo roubo e foi levado para a 57ª Delegacia de Polícia (DP).
Inauguração do Centro de Controle Operacional
A Prefeitura de Nilópolis prepara-se para inaugurar oficialmente o Centro de Controle Operacional de Nilópolis (CCON) na próxima segunda-feira, 3 de novembro. A cerimônia ocorrerá na sede da Secretaria de Segurança, na Rua Senador Fernando Mendes, 1158, no Centro. O evento contará com a presença de autoridades regionais e do comandante-geral da PM, coronel Marcelo Menezes.
Um total de 168 câmeras foi instalado nas principais vias de acesso e passagem da cidade, como a Estrada Mirandela, Avenida Getúlio Vargas, Rua Antônio José Bittencourt e Avenida Getúlio de Moura. O sistema, que também fará leitura de placas de veículos, permitirá que os agentes acompanhem o fluxo de pessoas e veículos em tempo real.
Tecnologia em Benefício de Várias Secretarias
O CCON não beneficia apenas a Segurança Pública. Sua capacidade de observação contínua e o uso de softwares de análise inteligente ampliam o alcance e a eficiência de outras secretarias:
Segurança Pública: Permite a identificação de situações suspeitas e o acionamento imediato da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Programa Segurança Presente.
Transportes: Agentes de trânsito podem identificar e multar veículos irregulares ou que infrinjam as normas do Código de Trânsito Brasileiro.
Defesa Civil: Câmeras instaladas perto de áreas de risco (alagamentos, deslizamentos) auxiliarão na programação de rotas alternativas de saída para os moradores em eventos climáticos extremos.
Serviços Públicos (SEMSERP): O sistema será utilizado para prevenir e vigiar locais que são usados para descarte irregular de lixo urbano.
Saúde (SAMU): As ambulâncias terão informações sobre as vias com melhores condições de tráfego, agilizando o socorro às vítimas.
Detalhes da Prisão do Assaltante
O criminoso foi identificado por trabalho de inteligência após um assalto na cidade em 20 de outubro e, a partir de então, passou a ser monitorado. Na segunda-feira seguinte (27/10), ele foi localizado no Centro.
Durante a rápida ação das forças de segurança, vítimas procuraram os agentes e denunciaram que o homem havia acabado de roubar celulares de funcionários e clientes de um estabelecimento comercial na região. Os aparelhos foram encontrados em sua mochila.
Além da função preventiva, a tecnologia de monitoramento desempenha um papel fundamental nas investigações criminais, fornecendo imagens que auxiliam na identificação de autores de delitos e na reconstituição de fatos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário