sexta-feira, 18 de julho de 2025

Parque Natural Municipal do Gericinó poderá se tornar patrimônio cultural do Estado do Rio




A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira (26), o Projeto de Lei nº 2349/2025, que propõe declarar o Parque Natural Municipal do Gericinó Prefeito Farid Abrão, em Nilópolis, como patrimônio cultural e paisagístico de natureza imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

Autor da proposta, o deputado estadual Rafael Nobre destacou que a iniciativa reconhece a importância histórica, ambiental e social do espaço, além de fortalecer a identidade e a imagem do município de Nilópolis.

“O local se tornou um espaço de esporte e lazer, com destaque às práticas ao ar livre, como trilhas, ciclismo, piqueniques, aeromodelismo e ensaios fotográficos. Esse reconhecimento valoriza ainda mais as riquezas do nosso município”, afirmou o parlamentar.

O Parque está situado dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Gericinó-Mendanha e do Campo de Instrução do Gericinó (CIG). Em 2008, durante o segundo mandato do então prefeito Farid Abrão, falecido em 2020, o Exército Brasileiro cedeu parte da área ao município de Nilópolis, permitindo a criação do parque, que hoje é um dos principais espaços verdes e de lazer da Baixada Fluminense.

O local também tem se consolidado como polo cultural, tendo sediado eventos como a Feira Literária e Cultural da Baixada Fluminense (FLIC-BX).

A proposta foi aprovada por unanimidade em segunda discussão e seguirá para análise do governador, que poderá sancionar ou vetar a matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário