A 5ª edição da Expo Trabalho, realizada na quadra da Beija-Flor em Nilópolis, foi um grande sucesso, atendendo um total de 7.800 pessoas. O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Nilópolis, Eduardo Amorim, celebrou os resultados do evento que ocorreu na última sexta-feira (9/5), das 9h às 15h.
Dentre os participantes, 5.600 pessoas buscaram oportunidades de emprego e, destas, um número expressivo de 2.900 já saíram do local com a contratação confirmada. As demais seguem no processo seletivo, aguardando o contato das 70 empresas de diferentes setores que marcaram presença na feira.
A procura pela Expo Trabalho foi intensa, com filas que se formaram desde a tarde de quinta-feira e davam voltas no quarteirão da quadra da escola de samba na manhã de sexta-feira. Dona Marlene Silva, de 66 anos e moradora de Nova Iguaçu, chegou ao local na quinta-feira às 17h para garantir um dos primeiros atendimentos. Em busca de uma vaga como auxiliar de serviços gerais, ela soube da feira pela televisão e internet e foi atendida no estande Geração Prateada, com vagas para a terceira idade.
O prefeito Abraãozinho, durante a cerimônia de abertura, agradeceu o apoio do Ministério do Trabalho e expressou o desejo de que todos os presentes em busca de emprego pudessem se inserir no mercado de trabalho.
O secretário Eduardo Amorim destacou que a população idosa de Nilópolis representa 13,82% do total, segundo o Censo IBGE de 2022, e que a feira ofereceu 150 vagas direcionadas a este público, com a participação de 70 empresas, incluindo hospitais, restaurantes e empresas de ônibus.
Além das oportunidades de emprego, a Expo Trabalho ofereceu diversos outros serviços, como vacinação contra a gripe, orientações jurídicas com a Defensoria Pública e a OAB, emissão de segunda via de documentos e serviços de beleza oferecidos pela Casa da Mulher Nilopolitana e alunos da FAETEC.
Moradores de outros municípios também compareceram em busca de oportunidades, como Nilson Gaspar, de 71 anos, vindo de Bangu, e dona Núbia, de 63 anos, moradora do Cabral, que soube da feira pela televisão e busca qualquer oportunidade de trabalho para ajudar na renda familiar.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Superintendente do Ministério do Trabalho no Rio, Alex Bolsas, deputados federal e estadual, o vice-prefeito de Nilópolis e representantes de outras cidades do Fórum Fluminense de Secretários de Trabalho (Fortrab).