A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico (SEMTRAB), realizará a 5ª edição da Expo Trabalho, oferecendo 4 mil oportunidades de emprego para nilopolitanos e moradores de cidades vizinhas. A feira acontecerá na sexta-feira, dia 9 de maio, na quadra da Beija-Flor, das 9h às 15h.
Este ano, a Expo Trabalho terá um foco especial na população idosa (60 anos ou mais), que representa 13,82% dos habitantes de Nilópolis, o maior percentual entre os municípios da Baixada Fluminense, segundo o Censo Demográfico de 2022 do IBGE. O secretário Eduardo Amorim anunciou a criação de um estande denominado "Geração Prateada", onde o público da terceira idade poderá entregar seus currículos e concorrer a 150 vagas de emprego direcionadas a pessoas com 60 anos ou mais, principalmente em supermercados e fábricas.
Eduardo Amorim destacou a importância de oferecer oportunidades para essa parcela da população: “Depois dos 60 anos, os cidadãos já não conseguem vagas de emprego. Queremos ajudar que eles tenham dignidade. Percebemos que muitos deles desejam continuar trabalhando, mesmo depois da aposentadoria”. Ele também informou que a SEMTRAB planeja realizar palestras específicas para idosos em parceria com a Superintendência Municipal dos Direitos do Idoso.
A feira contará com a participação de 70 empresas de diversos segmentos – um aumento de 30 empresas em relação a 2023 – incluindo empresas de ônibus, recursos humanos, clínicas e hospitais, supermercados e indústrias. Jovens em busca do primeiro emprego e estudantes interessados em estágio poderão se inscrever nos programas Jovem Aprendiz e de estágio da Fundação Mudes, CIEE, NUTE e ISBET.
Além das oportunidades de emprego, a Expo Trabalho oferecerá diversos serviços à população, com a colaboração de outras secretarias municipais, do Governo do Estado e de outras instituições. Serão oferecidos serviços como isenção de pagamento de segunda via de documentos pela Fundação Leão XIII (com emissão no local pelo Detran), orientações jurídicas pela OAB Nilópolis e Defensoria Pública, aferição de pressão e glicose, inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ENSEJA, além do atendimento do SINE estadual, que disponibilizará 400 vagas. A Faetec e a Casa da Mulher Nilopolitana também estarão presentes, oferecendo serviços de beleza aos interessados.
O secretário de Trabalho de Nilópolis reforçou que todos os interessados em concorrer às vagas de emprego, independentemente da idade, devem levar cópias de seus currículos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário