A cidade de Nilópolis sediou na última sexta-feira, 27 de junho, a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, um evento crucial para debater o tema "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação". Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) e da Superintendência dos Direitos da Pessoa Idosa, o encontro reuniu 2ª Igreja do Nazareno e trouxe à tona uma proposta inédita: a criação de uma Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa em Nilópolis que atenda toda a Baixada Fluminense.
A ideia surgiu durante a palestra de Andréa Baptista, coordenadora de Políticas Públicas da Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável (SEIJES), e foi reforçada pela secretária de Desenvolvimento Social de Nilópolis, Everline Lima. Andréa Baptista explicou que o envelhecimento da população fluminense é acelerado, com o Rio de Janeiro apresentando o segundo maior índice de envelhecimento do Brasil (105,9%), atrás apenas do Rio Grande do Sul (115%), segundo o Censo 2022 do IBGE. "A realização das conferências é um estímulo à participação social e à saudável garantia do exercício dos direitos democráticos pelas pessoas idosas", afirmou.
Iniciativas e Desafios
Para garantir a segurança e o bem-estar dos idosos, Andréa Baptista destacou o Disque Idoso 165, lançado pelo Governo do Estado. "É só baixar o aplicativo no Play Store e instalar no celular. Ele faz contato direto com a Polícia Militar e garante um atendimento mais rápido; o Disque 100 é um serviço nacional", esclareceu.
Dudu Amorim, secretário municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, trouxe uma novidade: o deputado federal Ricardo Abraão vai apresentar um projeto de lei que propõe uma cota de vagas de emprego para idosos em empresas. Amorim também mencionou o projeto municipal Geração Prateada, que acolhe pessoas com 60 anos ou mais, gerando oportunidades de emprego em supermercados e indústrias, além de oferecer qualificação. "Precisamos ser exemplo para outras cidades, porque idosos que não são daqui vêm participar desses processos seletivos também", disse.
A secretária Everline Lima lamentou que os principais agressores de idosos sejam, muitas vezes, os próprios filhos. Ela agradeceu à superintendente dos Direitos do Idoso, Elaine Santos, à assistente social Márcia Campos e aos demais integrantes da SEMDES.
Luiz Simplício, representante da Secretaria Municipal de Transportes (SEMTRAN), lembrou que o Estatuto da Pessoa Idosa garante vagas para idosos em estacionamentos, independentemente de saberem dirigir, e que a secretaria viabiliza a emissão do documento com validade de cinco anos.
A mesa de abertura do evento contou com a presença da secretária de Fazenda, Janaína Tellini, da vice-presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa, Ilma Correia, e de Elaine Pacheco, presidente da Comissão dos Direitos do Idoso da OAB Nilópolis. A secretária de Educação, Flávia Rocha, também esteve presente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário