A Superintendência dos Direitos do Idoso da Prefeitura de Nilópolis resgatou e levou para casa, em São João de Meriti, Lorivaldo Vicente Viana, um idoso que estava desaparecido há oito dias. Ele foi encontrado na esquina da Rua Manoel Reis com a Rua João Pessoa, no Centro de Nilópolis.
O caso de Lorivaldo ganhou destaque no programa Cidade Alerta, da TV Record, apresentado por Tino Júnior. Um vizinho do local onde o idoso estava vivendo assistiu ao programa e entrou em contato com a Promotoria de Justiça, que acionou a superintendente dos Direitos do Idoso, Elaine Santos, e a assistente social Márcia Campos.
"Buscamos o Sr. Lorivaldo, levamos ele à 57ª DP (Nilópolis), onde conseguiu dizer o próprio nome e dos pais. Fizemos um boletim de ocorrência, que permitiu que os policiais fizessem uma pesquisa no sistema. Aí conseguimos encontrar seu endereço", relatou Elaine Santos.
"Fomos acionadas na quarta-feira e o levamos para uma casa de acolhimento para pessoas idosas. No dia seguinte, pela manhã, o buscamos. Ele teve a oportunidade de tomar banho, cortar o cabelo e usou uma roupa que recebeu em doação", acrescentou a superintendente, que agradeceu o apoio da secretária de Desenvolvimento Social, Everline Lima.
Márcia Campos explicou que o idoso saiu de casa de bicicleta com sua cachorrinha Dolly, mas perdeu a memória e foi parar em Nilópolis. "Depois que a mãe faleceu, há dois anos, ele começou a ter apagões e perder a memória. Precisa tomar gardenal, um remédio controlado", informou a assistente social.
A superintendência agora auxiliará Lorivaldo a obter o BPC (Benefício de Prestação Continuada), que garante um salário mínimo mensal para idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência. "O primeiro passo é que ele seja atendido por um médico da rede pública, que irá averiguar sua saúde", explicou Márcia Campos.
A Superintendência dos Direitos do Idoso de Nilópolis oferece orientação sobre direitos e deveres dos idosos, realiza visitas domiciliares para avaliar as condições de vida da terceira idade e fiscaliza casas de repouso no município. Segundo o Censo Demográfico de 2022 do IBGE, 13,82% da população de Nilópolis é idosa, o maior percentual da Baixada Fluminense.
A Superintendência Municipal dos Direitos do Idoso está localizada no segundo andar da Prefeitura de Nilópolis, na Rua Pedro Álvares Cabral, 305, Centro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário