O espetáculo infantil de dança afro "A Menina Dança", idealizado por Paty Lopes e com patrocínio do Instituto Cultural Vale através da Lei de Incentivo à Cultura, está circulando por escolas da rede pública do Rio de Janeiro e municípios vizinhos como Nilópolis, Itaguaí e Mangaratiba. A peça homenageia a heroína da pátria Maria Felipa, figura importante na luta pela Independência da Bahia, através de ritmos como maracatu, jongo, maculelê e samba de roda.
Com apresentações gratuitas em diversas unidades de ensino, "A Menina Dança" busca levar a história desta heroína afro-brasileira para o público infantil de forma lúdica e acessível. A narrativa acompanha a personagem principal em sua jornada para proteger o Brasil da esquadra portuguesa, contando com a amizade de peixes que também ganham vida no palco.
Paty Lopes, dramaturga e idealizadora do projeto, expressa sua satisfação em levar o espetáculo para as escolas: "Levar a peça para dentro das unidades de educação é empregar o nosso propósito na fonte, na base. As crianças precisam ser educadas de forma que elas se tornem referências para os seus adultos, levando essas histórias para dentro de suas casas. Nada melhor que uma apresentação gratuita para que esse propósito seja alcançado".
A peça utiliza uma linguagem especialmente desenvolvida para crianças da pré-infância à infância, incorporando cantigas conhecidas para criar uma conexão imediata com o público. A musicalização do espetáculo valoriza as cantigas de roda e a percussão corporal, buscando o protagonismo e o pertencimento da plateia.
Paty Lopes também destaca a importância de revisitar a história de Maria Felipa com uma estética contemporânea e representativa: "Para contar a história de Maria Felipa nos dias de hoje, não necessitamos mais da busca estética colonizadora como referência iconográfica. Hoje, já temos nossas cores e elas são bem mais vivas e reais do que as aquarelas relatadas pelos registros das escolas europeias".
Quem foi Maria Felipa?
Maria Felipa foi uma mulher negra, marisqueira, pescadora e trabalhadora braçal que teve um papel crucial na luta pela Independência da Bahia. Reconhecida como Heroína da Pátria Brasileira, seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, em Brasília. Apesar de sua relevância histórica, Maria Felipa ainda é pouco conhecida nos livros escolares brasileiros, uma invisibilidade que este espetáculo busca combater, especialmente entre as novas gerações.
Confira a Programação:
14 de abril – 10h e 14h: Escola Municipal Jorge Deocleciano de Oliveira (Rua Pedro Álvares Cabral 442 - Centro - Nilópolis)
15 de abril – 14h: Espaço de Desenvolvimento Infantil Brício Filho (Av. Dom Hélder Câmara, 1496 – Benfica)
17 de abril – 10h e 14h: Escola Municipal Maria Isabel Bivar (Rua José dos Reis, 1305 – Pilares)
24 de abril – 09h30: Escola Municipal Benedito Ottoni (R. Sen. Furtado, 90 - Maracanã)
28 de abril – 10h e 14h: EM10.26.025 Rivadávia Manoel Pinto (Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro)
29 de abril – 10h: Creche EDI Sargento Jorge Faleiro de Souza (Rua Wilson de Lasheras, S/N – Olaria)
29 de abril – 14h: Creche Municipal Tia Teresa (R. Jordão, 743 - Jordão, Taquara)
30 de abril – 10h e 14h: Escola Municipal Padre José Maurício Tomás (Rua Ibiá, 517 – Turiaçu, próximo ao Parque Madureira)
05 de maio – 14h: E. M. Profª Maria Guilhermina de Souza Freire (Est. do Mazomba - Leandro, Itaguaí - RJ)
06 de maio – 10h: E.E.M.Carmem Menezes Direito (R. Manoel Araújo dos Santos, 1043 - Brisa Mar, Itaguaí - RJ)
Serviço:
Espetáculo: A Menina Dança
Duração: 45 minutos
Classificação Indicativa: Livre. Indicado para crianças a partir dos 02 anos.
Realização: Lamparina Produções Culturais, Ministério da Cultura e Governo Federal
Patrocínio: Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet
Nenhum comentário:
Postar um comentário