A Beija-Flor de Nilópolis, atual campeã do Carnaval carioca de 2025, anunciou na segunda-feira (14 de abril) que buscará o bicampeonato em 2026 com um enredo sobre o Bembé do Mercado. A celebração centenária, realizada anualmente em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, é considerada o maior Candomblé de rua do mundo.
O Bembé do Mercado acontece desde 1889, um ano após a abolição da escravidão no Brasil, reunindo mais de 60 terreiros de matriz africana no Recôncavo Baiano. A festa, que dura cinco dias, é marcada por extensa programação cultural, culminando no xirê e na entrega de presentes às orixás Iemanjá e Oxum como forma de agradecimento pela liberdade conquistada.
O carnavalesco João Vitor Araújo será o responsável por desenvolver o enredo. A escolha do Bembé do Mercado, já reconhecido como Patrimônio Imaterial da Bahia (2012) e do Brasil (2019), visa celebrar a resistência e a fé do povo preto. Atualmente, busca-se o reconhecimento da manifestação como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
A diretoria da Beija-Flor visitou Santo Amaro para iniciar o processo de construção do enredo, reunindo-se com lideranças religiosas, historiadores e autoridades locais. A escola de Nilópolis será a segunda a desfilar na segunda noite do Carnaval de 2026, em 16 de fevereiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário