terça-feira, 2 de julho de 2024

Balcão de empregos do SINE é inaugurado na Secretaria de Trabalho de Nilópolis



Serviço do governo federal reúne informações sobre vagas, seguro-desemprego, qualificação profissional e fomento a empreendedores

Depois de oito anos de espera, a Secretaria de Trabalho (Setrab) de Nilópolis ganhou uma representação do Sistema Nacional de Emprego (SINE) em sua sede, para atender os nilopolitanos que estão em busca de oportunidades de emprego. O prefeito Abraãozinho, o secretário de Trabalho, Dudu Amorim, e representantes dos governos federal e estadual estiveram presentes. A inauguração do SINE aconteceu nesta segunda-feira (01/07), às 10h, na Setrab, Rua Pedro Álvares Cabral, 995, no Centro.

O secretário Dudu Amorim explicou que o SINE demorou a ser trazido para Nilópolis porque o Ministério do Trabalho, responsável pelo órgão, foi extinto em 2019 e só retornou com o atual presidente da República. “A instituição intermedeia a relação entre as empresas e quem procura trabalho. Das 13 cidades da Baixada, apenas Nilópolis e Japeri não tinham o serviço. Aqui na nossa cidade, funcionários da Setrab foram treinados na plataforma do SINE na internet e poderão encontrar vagas, em várias cidades da região metropolitana, que se adéquem a cada pessoa desempregada com mais rapidez”, afirmou Amorim.

O Sistema Nacional de Empregos propicia, além da intermediação de mão-de-obra, habilitação ao seguro-desemprego; qualificação social e profissional, orientação profissional, certificação profissional; pesquisa e informações do trabalho, fomento a atividades autônomas e empreendedoras.

Dudu Amorim estima que haverá um aumento de 30% no número de pessoas empregadas na cidade. “O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), órgão utilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para acompanhar a situação da mão de obra formal no Brasil, e também levantar dados de geração de emprego e desemprego no país”, disse Dudu.

O site Data MPE Brasil, do Sebrae, informa que havia 17.951 trabalhadores empregados na cidade em 2022. O comércio varejista tinha 4.706 pessoas, a administração pública, defesa e seguridade social apresentava 3.576 funcionários e as atividades paisagísticas somavam 1.899 trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário