Com as fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro, o abastecimento de águas em regiões da capital e de cidade da Baixada Fluminense, foi reduzido nesta sexta-feira (31 de março). A medida, segundo as responsáveis pela distribuição da água, é para evitar que a qualidade da água diminua.
A Águas do Rio informou que a distribuição está comprometida nas áreas de atuação da concessionária na cidade do Rio de Janeiro (Centro e zonas Norte e Sul) e nos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
A Cedae emitiu um comunicado explicando que a operação na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, gerida pela estatal, precisou ser reduzida, para garantir a qualidade da água produzida, após fortes chuvas causarem alterações na água captada. A ETA Guandu produz água tratada para a capital e parte da Baixada Fluminense.
O recente temporal impactou ainda o funcionamento de outro importante sistema de produção de água tratada. No Sistema Acari, também sob responsabilidade da Cedae, as represas que o compõem tiveram a captação total ou parcialmente interrompida, devido à elevação da turbidez da água, reflexo das fortes chuvas.
A concessionária esclarece que, com a melhoria da qualidade da água nos pontos de captação e restabelecimento da operação plena dos sistemas Guandu e Acari, o fornecimento de água tratada nas localidades impactadas será normalizado, de forma gradativa. Neste período, a empresa solicita aos seus clientes comerciais e residenciais que reservem água de cisternas e caixas d’água para as atividades prioritárias.
A Águas do Rio permanece à disposição pelo 0800 195 0 195, para ligação gratuita e mensagens via WhatsApp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário