A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) estará no Clube Nilopolitano, no Centro de Nilópolis, neste domingo (1º), das 9h às 15h, para realizar a ação social ‘Baixada em Cores’. O evento, promovido em parceria com o programa ‘Rio Sem LGBTfobia’ e a Prefeitura de Nilópolis, oferecerá diversos serviços e atividades.
Ao longo do dia, o público poderá participar de palestras, shows, apresentações de dança e oficinas de customização. A programação contará com a presença da Superintendência de Diversidade Sexual, da Secretaria de Cultura e da Ala LGBT da Beija-Flor.
— Essa é uma ação afirmativa que busca tanto levar equipamentos públicos à população LGBTQIA+ quanto enaltecer a própria cultura gay. A ideia é trazer para a Baixada a mesma alegria que vimos no domingo passado, em Copacabana, no desfile do Orgulho Gay. Esse movimento não deve estar restrito à Zona Sul, mas sim presente em todos os cantos, para que a população possa exercer seus direitos livremente, sem preconceitos ou discriminação — destacou a defensora pública Mariana Pauzeiro.
A iniciativa também contará com serviços da Secretaria de Saúde, como vacinação contra gripe e Covid, e da Secretaria de Desenvolvimento Social, que, por meio dos CRAS e CREAS, orientará o público sobre o acesso a auxílios. A Secretaria de Educação estará presente com o programa EJA (Educação de Jovens e Adultos) para apoiar quem deseja retomar os estudos.
Além disso, haverá um Balcão de Emprego e serviços digitais, como elaboração de currículos, emissão de carteiras de trabalho digitais, recuperação de senhas no Portal Gov.br, e orientação para regularização de CNPJs e outros documentos.
A DPRJ estará disponível para orientar o público sobre requalificações civis, pensão alimentícia, divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, guarda e responsabilidade. Também participarão instituições como a Casa da Mulher, que promoverá uma oficina exclusiva de maquiagem para oferecer momentos de lazer aos participantes.
Confira aqui todos os serviços oferecidos, o endereço e horário da ação social.
Por Ana Clara Prevedello
Via Defensoria Pública RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário