quarta-feira, 30 de abril de 2025

Nilópolis sediará a VII Conferência Municipal das Cidades em 15 de maio



A Prefeitura de Nilópolis realizará a VII Conferência Municipal das Cidades no dia 15 de maio, das 8h às 17h, no auditório da 2ª Igreja do Nazareno, localizada na Rua Vereador Francisco Nunes, 1423, no Centro. O tema central do evento será ‘Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social’.

O evento contará com a palestra do renomado arquiteto e urbanista Vicente Loureiro, conselheiro na Agência Reguladora Agetransp e ex-secretário de Urbanismo em diversas cidades do estado, incluindo Nova Iguaçu por 14 anos, além de Petrópolis, Volta Redonda, Barra Mansa e Paracambi. Ao final da conferência, um relatório será elaborado e encaminhado à Conferência Estadual das Cidades, com os delegados eleitos durante o encontro municipal.

A comissão organizadora da conferência é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, em parceria com a Superintendência dos Conselhos Municipais, e conta com a participação de membros da sociedade civil.

A superintendente dos Conselhos Municipais, Inez Simpliciano, destacou o objetivo da conferência: “Nosso objetivo é promover políticas públicas que melhorem a qualidade de vida e o desenvolvimento urbano de nossa cidade”. Ela informou que a conferência será aberta ao público e que os interessados em participar como delegados, convidados ou observadores devem se credenciar no local, das 8h às 8h45.

Após a palestra inicial e um momento para perguntas, os participantes serão divididos em três grupos de discussão para debater temas cruciais para o desenvolvimento urbano:
Articulação entre os principais setores urbanos e com o planejamento das Políticas Públicas.
Gestão estratégica e financiamento.
Grandes temais transversais: sustentabilidade ambiental e emergências climáticas, transformação digital e território, e segurança pública e o enfrentamento do controle armado dos territórios populares.

terça-feira, 29 de abril de 2025

Escolas particulares aderem à campanha de vacinação contra sarampo e influenza em Nilópolis

 

Nesta terça-feira (29/4), treze escolas particulares de Nilópolis participaram ativamente da campanha de vacinação contra o sarampo e a influenza. A iniciativa, que tem como público-alvo crianças de seis meses a cinco anos, integra o programa municipal de imunização "Bora Vacinar", uma parceria entre a Prefeitura e as secretarias de Educação e Saúde.

Centenas de crianças da rede particular do município foram imunizadas em suas respectivas escolas. Na semana anterior, a campanha já havia passado por 22 escolas da rede municipal, onde 733 crianças receberam a vacina contra a gripe e 90 foram vacinadas com a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

A diretora do Programa Saúde da Família (PSF) do Posto de Saúde da Chatuba, Deise Camilo, acompanhou a vacinação no Instituto Maria Tomásia, nos turnos da manhã e da tarde, juntamente com sua equipe. Ela destacou a crescente conscientização tanto da direção escolar quanto dos pais sobre a importância da campanha, ressaltando a atualização de cadernetas de vacinação atrasadas e a relevância de campanhas mundiais para a saúde pública.

Kelly dos Santos, pedagoga e mãe da aluna Mariana, de três anos, enfatizou a praticidade e a importância da vacinação nas escolas para facilitar o acesso das crianças à imunização, lembrando o impacto das vacinas na erradicação de diversas doenças.

Elida Ferreira de Sá aproveitou a oportunidade da vacinação na escola para colocar em dia a caderneta de seu filho Fábio Júnior, de cinco anos. Ela elogiou a iniciativa, destacando a comodidade para pais que muitas vezes não têm tempo de ir aos postos de saúde.

As escolas particulares que participaram da ação foram Equipe Grau, Arte do Saber, Zerohum, Espaço Vida, Cruz Honório, Instituto Maria Tomásia, Vida Reluz, Soares de Andrade, Rodrigues Jardim, Vanessa Matta, Tabernáculo de Davi, Arte da Criança e Mãe das Graças.

A Secretaria de Saúde de Nilópolis também anunciou o Dia D de Vacinação contra o Sarampo e Gripe para o próximo sábado, 3 de maio, que acontecerá das 9h às 16h no Calçadão da Mirandela. A prefeitura irá imunizar pessoas a partir dos seis meses até os 59 anos.

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Dia D de Vacinação Contra o Sarampo em Nilópolis



A Prefeitura de Nilópolis convoca toda a população a partir dos seis meses até os 59 anos para o Dia D de Vacinação Contra o Sarampo, que acontecerá no próximo sábado, dia 3 de maio, no Calçadão da Mirandela, no Centro, das 9h às 16h.

Com o lema "Bora Vacinar", nome do Programa Nilopolitano de Vacinação, a iniciativa visa erradicar o vírus do sarampo (Morbillivirus), uma doença infectocontagiosa que pode ser grave, especialmente em crianças.

O secretário de Saúde, André Esteves, detalhou o esquema vacinal:
Dose Zero: Pessoas de 6 a 11 meses de idade.
Primeira Dose: Pessoas de até 12 meses.
Segunda Dose: Crianças até 15 meses.
Duas doses: Pessoas de 15 meses a 29 anos (com intervalo de um mês entre as doses).
Duas doses: Profissionais de saúde.
Uma dose: Pessoas de 30 a 59 anos.

É imprescindível levar a caderneta de vacinação em todos os casos.

O secretário informou que as unidades de saúde do município já estão oferecendo a vacina contra o sarampo para todas essas faixas etárias, com exceção dos postos Central e Complexo de Saúde Dr. Jorge David. Além disso, a vacinação está sendo realizada nas escolas municipais e particulares para alunos e profissionais de educação.

André Esteves ressaltou a importância da ação, mencionando um caso confirmado da doença em São João de Meriti, o que motivou uma determinação do Ministério da Saúde para ações mais enérgicas nos municípios da Baixada Fluminense.

Fique atento aos sintomas do sarampo:
Febre alta (acima de 38 graus)
Cefaleia (dor de cabeça)
Exantema (manchas vermelhas pelo corpo)
Conjuntivite
Coriza

O secretário orienta que crianças que apresentem esses sinais devem ser levadas imediatamente à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou ao hospital mais próximo.

Contraindicações:

A vacina contra o sarampo é contraindicada para mulheres em idade fértil que desejam engravidar e para aquelas que tiveram filhos recentemente e estão amamentando. Nesses casos, a puérpera que receber a vacina por engano precisará ficar 15 dias sem amamentar.

Não perca essa oportunidade de proteger sua saúde e a de sua comunidade. Participe do Dia D de Vacinação Contra o Sarampo no dia 3 de maio, no Calçadão da Mirandela, em Nilópolis!

Motociclista com mandado de prisão por pensão alimentícia é detido na Via Light, próximo a Nilópolis




Durante uma abordagem policial na Via Light, nas proximidades de Nilópolis, uma equipe policial deteve um motociclista.

Ao consultar os dados do indivíduo, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto contra ele por débito de pensão alimentícia, expedido pela 1ª Vara de Família de Mesquita.

O motociclista foi conduzido à 57ª DP (Delegacia de Polícia) e, após a confirmação da ordem judicial, foi transferido para a 54ª DP (Central de Flagrantes) para as providências legais cabíveis.

sexta-feira, 25 de abril de 2025

Abastecimento de água reduzido em diversas regiões da Baixada Fluminense e do Rio devido a problema na Elevatória do Lameirão





A Águas do Rio informa que o abastecimento de água está reduzido em algumas áreas desde a tarde de ontem (24), devido a uma ocorrência na Elevatória do Lameirão, sob responsabilidade da CEDAE.

As regiões afetadas são:
Rio de Janeiro: Centro e Zonas Norte e Sul
Mesquita: BNH, Rocha Sobrinho, Banco de Areia
Nilópolis
São João de Meriti

A concessionária orienta os clientes dessas localidades a utilizarem a água de cisternas e caixas d’água de forma prioritária, para atividades essenciais, até que o abastecimento seja normalizado.

quinta-feira, 24 de abril de 2025

Homem é preso por violência doméstica, incêndio e ameaça contra ex-companheira em Nilópolis




Policiais civis da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de São João de Meriti efetuaram, nesta segunda-feira (21 de abril), a prisão de um homem em Nilópolis, na Baixada Fluminense. Ele é acusado de crimes de incêndio, lesão corporal e ameaça contra sua ex-companheira.

De acordo com os agentes, em março, o acusado agrediu a vítima puxando seus cabelos, aplicando uma rasteira e golpeando seu nariz com um telefone. A agressão teria ocorrido após a mulher impedir que ele levasse o tablet da filha, onde o aplicativo de mensagens dela estava instalado.

Além das agressões físicas, o homem também incendiou a casa da ex-companheira, causando danos em diversos pertences. Ele ainda a ameaçou de morte, estendendo a ameaça ao tio da vítima. Em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, o criminoso foi detido.

quarta-feira, 16 de abril de 2025

Nilópolis realiza campanha de vacinação contra sarampo e influenza em escolas municipais



As escolas municipais de Nilópolis realizaram, nesta terça-feira (15 de abril), uma campanha de vacinação contra o sarampo e a influenza, atraindo centenas de crianças de seis meses a cinco anos. A ação, que faz parte do programa municipal de vacinação "Bora Vacinar", ocorreu em 22 unidades escolares da cidade.

A Creche Rubens Menezes, no Centro, registrou grande movimento. A diretora da unidade, Edna Pereira, destacou a importância da parceria entre escola e família para o sucesso da campanha.

Valentini, mãe da pequena Helena de três anos, que tem autismo, elogiou a iniciativa de levar a vacinação para as escolas, por considerar o ambiente mais tranquilo e acolhedor para as crianças. Lívia Salvador, mãe de Noah Gomes, de quatro anos, também aprovou a praticidade da ação para os pais.


As seguintes unidades participaram da campanha: CEI Dona Pequetita, CEI Isaura Sá Coelho, CEI Maria Luiza Palmares, CEI Nelson David, CEI Regina Sessim, Creche Rubens Menezes, Creche Natércia Rosa, Creche Renato Tarradat, Creche Paola de Assis, Creche Elizabeth Batista, Creche Maria das Dores Ramos, CEI Celso Duarte, CIEP 028 – Silvestre Cabanas, CIEP 136 – Professora Stella de Queiroz, CIEP 186- Novo Horizonte, EM Companheiros de Maryland, EM Consuelo Estruc, EM Vereador Orlando Hungria, EM Jorge Deocleciano, EM Margarida Sabino, EM Professor José D`Alessandro, EM Ribeiro Gonçalves e EM Professor Olavo de Carvalho.

Polícia prende um dos suspeitos de assassinar mecânico a pauladas em Nilópolis



A Polícia Civil prendeu em flagrante um dos homens suspeitos de assassinar o mecânico Alexsandro de Lemos Simas, de 35 anos, a pauladas em Nilópolis, na Baixada Fluminense. A prisão foi efetuada nesta terça-feira (15 de abril), e o caso está sendo investigado pela DHBF (Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense).

Segundo as investigações, os agressores são parentes da esposa da vítima e residem no mesmo quintal do casal. A motivação do crime, de acordo com a esposa de Alexsandro, seria a exigência por parte dos parentes da casa herdada por ela e pelo marido.

terça-feira, 15 de abril de 2025

Beija-Flor de Nilópolis mira bicampeonato com homenagem ao Bembé do Mercado no Carnaval 2026



A Beija-Flor de Nilópolis, atual campeã do Carnaval carioca de 2025, anunciou na segunda-feira (14 de abril) que buscará o bicampeonato em 2026 com um enredo sobre o Bembé do Mercado. A celebração centenária, realizada anualmente em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, é considerada o maior Candomblé de rua do mundo.

O Bembé do Mercado acontece desde 1889, um ano após a abolição da escravidão no Brasil, reunindo mais de 60 terreiros de matriz africana no Recôncavo Baiano. A festa, que dura cinco dias, é marcada por extensa programação cultural, culminando no xirê e na entrega de presentes às orixás Iemanjá e Oxum como forma de agradecimento pela liberdade conquistada.

O carnavalesco João Vitor Araújo será o responsável por desenvolver o enredo. A escolha do Bembé do Mercado, já reconhecido como Patrimônio Imaterial da Bahia (2012) e do Brasil (2019), visa celebrar a resistência e a fé do povo preto. Atualmente, busca-se o reconhecimento da manifestação como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

A diretoria da Beija-Flor visitou Santo Amaro para iniciar o processo de construção do enredo, reunindo-se com lideranças religiosas, historiadores e autoridades locais. A escola de Nilópolis será a segunda a desfilar na segunda noite do Carnaval de 2026, em 16 de fevereiro.

Evento de adoção em Nilópolis encontra lares para 25 animais resgatados



Evento de adoção em Nilópolis encontra lares para 25 animais resgatados

Vinte e cinco animais resgatados de situações de abandono e maus-tratos ganharam um novo lar no último sábado (12 de abril) durante o evento de adoção da Causa de Amor aos Animais, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente de Nilópolis. A ação, realizada no Parque Natural Prefeito Farid Abrão, emocionou voluntários e novos tutores.

Todos os cães e gatos disponíveis para adoção passaram por cuidados veterinários, incluindo vermifugação e castração. Após uma entrevista com a equipe técnica da secretaria para garantir um ambiente seguro, afetuoso e responsável para o animal, os adotantes receberam um kit contendo amostras de ração e um comedouro, além de um certificado de agradecimento pela contribuição à causa animal.


O evento contou com a presença do prefeito Abraãozinho, do vice-prefeito Alvinho, do deputado federal Ricardo Abrão e outras autoridades, que demonstraram seu apoio à causa. O prefeito destacou a importância da iniciativa: “A gente sabe como essa causa é importante para a cidade. Os animais que hoje estiveram aqui estavam nas ruas, sofrendo maus tratos. Nós conseguimos resgatá-los e agora eles possuem um novo lar, onde eu tenho certeza de que serão muito amados. Agradeço de coração a todos que contribuíram com essa adoção”.

O secretário de Meio Ambiente, Dean Senra, expressou sua emoção com o sucesso da ação: “Hoje é um dia inesquecível para mim. Era um sonho nosso pegar os animais que foram abandonados, maltratados, tirar do canil para ter um lar e ter realmente carinho e amor de fato. Se Deus quiser, todo mês, vamos tirar os animais do canil para ter um lar e um ambiente digno que eles merecem”. Eduardo Maruche, presidente do Fundo Municipal de Meio Ambiente e um dos idealizadores do evento, também se emocionou durante a ação, afirmando que suas lágrimas eram "de amor" pela nova chance dada aos animais.

Muitas famílias compareceram em busca de um novo membro para integrar seus lares. Rafael Ferreira, de 33 anos, e sua noiva Daiane adotaram o cão Bob para fazer companhia ao seu outro cachorro, Chico. “Viemos adotar o Bob. São animais indefesos, que estão nas ruas, e eu acho um trabalho bem bacana da Prefeitura de Nilópolis. Todos os animaizinhos merecem uma família. O Bob será o nosso segundo cão. Ele vai fazer companhia pra um outro que fica meio sozinho, o Chico. Estou muito ansioso para ver a reação do Chico agora com o Bob”, contou Rafael.

A paixão por cachorros também motivou a cabeleireira Bruna Martins, de 21 anos, a formar um grupo de cerca de 30 voluntários pela causa. Ela foi a primeira a adotar no evento, escolhendo o cão adulto Abeu. “Fiquei apaixonada pelos cachorros. Aqui os cachorros estão bem cuidados. Gosto muito de cachorros já adultos. A gente acaba se solidarizando com a causa e tendo empatia, porque você quer dar a oportunidade ao pet dele ter um lar afetivo, um carinho”.

A iniciativa da Prefeitura de Nilópolis, em consonância com a recente instituição do dia 3 de abril como o Dia Municipal da Causa de Amor aos Animais, demonstra o crescente engajamento do município na proteção e bem-estar animal. A expectativa é que eventos como este se tornem cada vez mais frequentes, proporcionando um futuro mais digno para os animais resgatados.

Idoso desaparecido há oito dias é resgatado em Nilópolis e levado para casa em São João de Meriti



A Superintendência dos Direitos do Idoso da Prefeitura de Nilópolis resgatou e levou para casa, em São João de Meriti, Lorivaldo Vicente Viana, um idoso que estava desaparecido há oito dias. Ele foi encontrado na esquina da Rua Manoel Reis com a Rua João Pessoa, no Centro de Nilópolis.

O caso de Lorivaldo ganhou destaque no programa Cidade Alerta, da TV Record, apresentado por Tino Júnior. Um vizinho do local onde o idoso estava vivendo assistiu ao programa e entrou em contato com a Promotoria de Justiça, que acionou a superintendente dos Direitos do Idoso, Elaine Santos, e a assistente social Márcia Campos.

"Buscamos o Sr. Lorivaldo, levamos ele à 57ª DP (Nilópolis), onde conseguiu dizer o próprio nome e dos pais. Fizemos um boletim de ocorrência, que permitiu que os policiais fizessem uma pesquisa no sistema. Aí conseguimos encontrar seu endereço", relatou Elaine Santos.

"Fomos acionadas na quarta-feira e o levamos para uma casa de acolhimento para pessoas idosas. No dia seguinte, pela manhã, o buscamos. Ele teve a oportunidade de tomar banho, cortar o cabelo e usou uma roupa que recebeu em doação", acrescentou a superintendente, que agradeceu o apoio da secretária de Desenvolvimento Social, Everline Lima.

Márcia Campos explicou que o idoso saiu de casa de bicicleta com sua cachorrinha Dolly, mas perdeu a memória e foi parar em Nilópolis. "Depois que a mãe faleceu, há dois anos, ele começou a ter apagões e perder a memória. Precisa tomar gardenal, um remédio controlado", informou a assistente social.

A superintendência agora auxiliará Lorivaldo a obter o BPC (Benefício de Prestação Continuada), que garante um salário mínimo mensal para idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência. "O primeiro passo é que ele seja atendido por um médico da rede pública, que irá averiguar sua saúde", explicou Márcia Campos.

A Superintendência dos Direitos do Idoso de Nilópolis oferece orientação sobre direitos e deveres dos idosos, realiza visitas domiciliares para avaliar as condições de vida da terceira idade e fiscaliza casas de repouso no município. Segundo o Censo Demográfico de 2022 do IBGE, 13,82% da população de Nilópolis é idosa, o maior percentual da Baixada Fluminense.

A Superintendência Municipal dos Direitos do Idoso está localizada no segundo andar da Prefeitura de Nilópolis, na Rua Pedro Álvares Cabral, 305, Centro.

sexta-feira, 11 de abril de 2025

"A Menina Dança" Leva a História de Maria Felipa para Escolas do Rio e Região



O espetáculo infantil de dança afro "A Menina Dança", idealizado por Paty Lopes e com patrocínio do Instituto Cultural Vale através da Lei de Incentivo à Cultura, está circulando por escolas da rede pública do Rio de Janeiro e municípios vizinhos como Nilópolis, Itaguaí e Mangaratiba. A peça homenageia a heroína da pátria Maria Felipa, figura importante na luta pela Independência da Bahia, através de ritmos como maracatu, jongo, maculelê e samba de roda.

Com apresentações gratuitas em diversas unidades de ensino, "A Menina Dança" busca levar a história desta heroína afro-brasileira para o público infantil de forma lúdica e acessível. A narrativa acompanha a personagem principal em sua jornada para proteger o Brasil da esquadra portuguesa, contando com a amizade de peixes que também ganham vida no palco.

Paty Lopes, dramaturga e idealizadora do projeto, expressa sua satisfação em levar o espetáculo para as escolas: "Levar a peça para dentro das unidades de educação é empregar o nosso propósito na fonte, na base. As crianças precisam ser educadas de forma que elas se tornem referências para os seus adultos, levando essas histórias para dentro de suas casas. Nada melhor que uma apresentação gratuita para que esse propósito seja alcançado".

A peça utiliza uma linguagem especialmente desenvolvida para crianças da pré-infância à infância, incorporando cantigas conhecidas para criar uma conexão imediata com o público. A musicalização do espetáculo valoriza as cantigas de roda e a percussão corporal, buscando o protagonismo e o pertencimento da plateia.

Paty Lopes também destaca a importância de revisitar a história de Maria Felipa com uma estética contemporânea e representativa: "Para contar a história de Maria Felipa nos dias de hoje, não necessitamos mais da busca estética colonizadora como referência iconográfica. Hoje, já temos nossas cores e elas são bem mais vivas e reais do que as aquarelas relatadas pelos registros das escolas europeias".

Quem foi Maria Felipa?

Maria Felipa foi uma mulher negra, marisqueira, pescadora e trabalhadora braçal que teve um papel crucial na luta pela Independência da Bahia. Reconhecida como Heroína da Pátria Brasileira, seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, em Brasília. Apesar de sua relevância histórica, Maria Felipa ainda é pouco conhecida nos livros escolares brasileiros, uma invisibilidade que este espetáculo busca combater, especialmente entre as novas gerações.

Confira a Programação:
14 de abril – 10h e 14h: Escola Municipal Jorge Deocleciano de Oliveira (Rua Pedro Álvares Cabral 442 - Centro - Nilópolis)
15 de abril – 14h: Espaço de Desenvolvimento Infantil Brício Filho (Av. Dom Hélder Câmara, 1496 – Benfica)
17 de abril – 10h e 14h: Escola Municipal Maria Isabel Bivar (Rua José dos Reis, 1305 – Pilares)
24 de abril – 09h30: Escola Municipal Benedito Ottoni (R. Sen. Furtado, 90 - Maracanã)
28 de abril – 10h e 14h: EM10.26.025 Rivadávia Manoel Pinto (Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro)
29 de abril – 10h: Creche EDI Sargento Jorge Faleiro de Souza (Rua Wilson de Lasheras, S/N – Olaria)
29 de abril – 14h: Creche Municipal Tia Teresa (R. Jordão, 743 - Jordão, Taquara)
30 de abril – 10h e 14h: Escola Municipal Padre José Maurício Tomás (Rua Ibiá, 517 – Turiaçu, próximo ao Parque Madureira)
05 de maio – 14h: E. M. Profª Maria Guilhermina de Souza Freire (Est. do Mazomba - Leandro, Itaguaí - RJ)
06 de maio – 10h: E.E.M.Carmem Menezes Direito (R. Manoel Araújo dos Santos, 1043 - Brisa Mar, Itaguaí - RJ)

Serviço:
Espetáculo: A Menina Dança
Duração: 45 minutos
Classificação Indicativa: Livre. Indicado para crianças a partir dos 02 anos.
Realização: Lamparina Produções Culturais, Ministério da Cultura e Governo Federal
Patrocínio: Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Nilópolis Realiza Grande Evento de Adoção de Animais no Parque Gericinó neste Sábado



A Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente e do Fundo Municipal de Meio Ambiente, promoverá neste sábado, 12 de abril, das 10h às 17h, o maior evento de adoção de animais da cidade, no Parque Natural Farid Abrão, localizado na área de proteção do Gericinó.

A ação celebra a nova lei municipal que instituiu o dia 3 de abril como o Dia Municipal da Causa de Amor aos Animais. Ao todo, vinte e cinco animais, entre cães e gatos resgatados de situações de abandono ou maus-tratos, estarão disponíveis para adoção. Todos os animais já passaram por cuidados veterinários, incluindo vermifugação e castração, e estão prontos para encontrar lares responsáveis.

O evento contará com diversas atrações para toda a família, incluindo uma área infantil com pula-pula, piscina de bolas, tobogã inflável, além de distribuição de picolés e pipoca. A iniciativa conta com o apoio de diversos embaixadores da causa animal, como o cantor Jorge Vercillo, Ricardo Feghali (integrante da banda Roupa Nova), a roteirista Adriana Falcão, a porta-bandeira da Beija-Flor de Nilópolis Selminha Sorriso, o artista nilopolitano Pacotinho, entre outros.

Para realizar a adoção, os interessados deverão apresentar documento de identidade, comprovante de residência e passar por uma entrevista com a equipe técnica da secretaria, que avaliará as condições para oferecer um ambiente seguro, afetuoso e responsável ao animal.


Nova Lei Municipal de Amor aos Animais

A causa da proteção animal se tornou lei em Nilópolis com a Lei Complementar nº 191. De autoria do Poder Executivo em parceria com a Câmara de Vereadores, a lei institui o dia 3 de abril como o Dia Municipal da Causa de Amor aos Animais, com o objetivo de promover ações e campanhas educativas focadas no bem-estar e na proteção dos animais. A data homenageia o Dia Mundial dos Animais de Rua e o dia de nascimento do ex-prefeito Farid Abrão.

O Parque Natural Farid Abrão está localizado na Rua Alberto Teixeira da Cunha, nº 1880, no bairro Manoel Reis.

Guarda Civil de Nilópolis prende homem com mandado de prisão por pensão alimentícia ao flagrá-lo fumando maconha



Um homem de 41 anos, identificado como Luciano Leão Pires, morador do bairro Vila Emil, em Mesquita, foi detido pela Guarda Civil Municipal de Nilópolis na noite desta terça-feira (8 de abril). A prisão ocorreu na Avenida Carmela Dutra, próximo ao Parque de Eventos e à Comunidade das Casinhas, no bairro Frigorífico.

A ação da Guarda Civil tinha como objetivo coibir furtos a residências no município. Durante o patrulhamento, os agentes avistaram Luciano fumando um cigarro de maconha. Ao abordarem o suspeito e realizarem a consulta de seus dados, constataram a existência de um mandado de prisão em aberto contra ele por falta de pagamento de pensão alimentícia.

Luciano Leão Pires foi conduzido para o registro da ocorrência na 57ª DP (Nilópolis) e, posteriormente, encaminhado à 54ª DP (Belford Roxo), onde permaneceu preso à disposição da Justiça para o cumprimento do mandado.

terça-feira, 8 de abril de 2025

Após Cheia do Rio Pavuna: Passarela entre Nilópolis e Anchieta Sofre Danos e é Interditada




A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria de Defesa Civil, realizou na manhã desta segunda-feira (7/4) uma vistoria no local onde ocorreu um deslizamento parcial de uma encosta e de um muro de contenção às margens do Rio Pavuna. A ação contou com a participação de equipes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), da Águas do Rio e da Naturgy (gás).

O incidente foi provocado pela forte chuva do último sábado (5/4), que causou o escorregamento da terra e a queda do muro, expondo um tubo de gás. Além disso, o piso da calçada cedeu e a ponte apresentou um afundamento na estrutura, representando um potencial risco.

Imediatamente após o deslizamento, a Defesa Civil colocou lonas em partes do barranco para conter novos deslizamentos e interditou a passarela. Os transtornos começaram na Travessa Beira-Rio, próximo à Avenida Roberto Silveira, na divisa com Anchieta (Rio), perto de uma unidade da Águas do Rio.

O INEA informou que um projeto para a construção de uma nova passarela e para a contenção da área afetada será elaborado. A equipe técnica do instituto já está realizando a inspeção e a topografia do local.

A Naturgy garantiu que não há risco de vazamento de gás na área e que uma equipe está no local para inspeções e trabalhos emergenciais, além de haver uma válvula de contenção próxima que pode ser acionada se necessário.

A Defesa Civil de Nilópolis segue monitorando a situação e o andamento dos serviços, mantendo a área interditada. Não se descarta a possibilidade de ampliar a área de interdição caso surjam novos sinais de instabilidade.

Em caso de emergência, os moradores podem contatar a Defesa Civil municipal pelo número 97894-1954 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. A Secretaria de Educação disponibilizou as seguintes escolas municipais como pontos de apoio e abrigos provisórios:

  • CEI REGINA SESSIM (Nova Cidade): Travessa Campos Sales, 446
  • CEI MARIA LUIZA OLIVEIRA PEREIRA PALMARES (Paiol): Rua José Couto Guimarães, 1410
  • CRECHE MARIA DAS DORES RAMOS RIBEIRO (Nossa Senhora de Fátima): Rua Sofia, 79
  • CEI DONA PEQUETITA (Cabral): Rua Damásio Batista, s/n

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Homem é preso em flagrante por maus-tratos a cão em Nilópolis



Policiais civis da 57ª DP (Nilópolis) prenderam um homem em flagrante nesta sexta-feira (04/04) pelo crime de maus-tratos a animais. A prisão ocorreu no município de Nilópolis, na Baixada Fluminense, após uma denúncia sobre as condições precárias em que um cão era mantido por seu tutor.

Ao realizarem as diligências, os policiais encontraram o animal em situação deplorável, sem água e sem comida, vivendo em um ambiente insalubre. O cão apresentava infestação de parasitas e insetos por todo o corpo e não conseguia sequer se levantar.

Diante da constatação dos maus-tratos, o tutor do cão foi autuado em flagrante delito. A ação contou com o apoio de agentes municipais, que prontamente encaminharam o cachorro para um abrigo, onde receberá os cuidados veterinários necessários para sua recuperação.

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Foragido da Justiça por roubo e tráfico é preso em Nilópolis



Um homem foragido da Justiça pelos crimes de roubo e tráfico de drogas foi preso por policiais militares do Programa Bairro Presente de Nilópolis no domingo (30). A prisão ocorreu na Avenida Getúlio de Moura, próximo à Rodoviária, no Centro de Nilópolis.

O criminoso, identificado como Marcelo de S., de 39 anos, também responde por associação para o tráfico de drogas e resistência. Ele foi conduzido à 57ª DP (Nilópolis) para registro da ocorrência e, em seguida, transferido para a 54ª DP (Belford Roxo), onde permanece preso.

Ladrão que roubou carro com bebê em Nilópolis é preso em Cabo Frio



Na tarde de domingo (30), um homem de 27 anos foi preso em Tamoios, distrito de Cabo Frio, após roubar um carro em Nilópolis durante a madrugada. Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu em frente ao Hospital Municipal Juscelino Kubitschek, onde um casal com um bebê de oito meses foi abordado e ameaçado com uma faca pelo suspeito.

O veículo roubado, um Chevrolet Onix prata, foi localizado em frente a uma casa na Estrada da Agrisa, em Tamoios. Moradores da região apontaram o suspeito, identificado como Igor Mesquita, como o responsável pelo carro. Ao ser abordado, ele negou envolvimento no crime. No entanto, durante a revista, os policiais encontraram no local uma cadeirinha de bebê e uma bolsa rosa pertencentes às vítimas, além da chave do carro roubado.

Após consulta ao sistema, os policiais constataram que Igor possuía um mandado de prisão em aberto. Diante das evidências, ele foi preso e conduzido à 126ª Delegacia de Polícia (126ª DP), onde permanece detido. Além da prisão pelo crime de receptação, o mandado de prisão em aberto contra ele também foi cumprido.

Troca de tiros no Morro da Mina resulta em apreensão de armas e drogas



Na segunda-feira (31), policiais do 20º BPM apreenderam armas e drogas após um confronto com criminosos nas proximidades do Morro da Mina, em Nilópolis.

Durante patrulhamento na região, os agentes foram atacados a tiros e revidaram. Os criminosos fugiram, abandonando uma pistola calibre 9mm, munições e entorpecentes.

Um suspeito foi detido durante a ação e a ocorrência foi encaminhada à 57ª DP.

terça-feira, 1 de abril de 2025

Dupla uniformizada é presa ao tentar furtar cabos de telefonia em Nilópolis



Policiais civis da 57ª DP (Nilópolis) prenderam, na quarta-feira (26/03/2025), dois homens que tentavam furtar cabos subterrâneos de telefonia no bairro de Cabuis, em Nilópolis, na Baixada Fluminense.

A ação ocorreu após os policiais receberem uma denúncia e flagrarem um dos criminosos saindo de um bueiro com um cabo de telefonia recém-cortado, enquanto o outro monitorava a área. A dupla estava vestida com uniformes de uma operadora de telefonia.

Segundo as investigações, os homens eram funcionários terceirizados da empresa e aproveitavam o horário de trabalho para cometer os furtos. Para evitar o rastreamento, eles retiravam os dispositivos de GPS dos veículos da empresa.

A dupla foi presa em flagrante por tentativa de furto qualificado. A polícia continua investigando o caso para identificar outros possíveis envolvidos.

quinta-feira, 27 de março de 2025

Criminosos abandonam arsenal em fuga após confronto com a PM em Nilópolis



Na madrugada de 26 de março de 2025, policiais do 20º BPM apreenderam um verdadeiro arsenal em Nilópolis, após um confronto com criminosos no bairro Novo Horizonte. A ação ocorreu durante um patrulhamento na Via Light, onde os policiais interceptaram um veículo Hyundai Creta após disparos.

Os suspeitos atiraram contra as guarnições e fugiram, abandonando o carro. Durante a revista no veículo, os policiais encontraram:

  • 211 munições calibre 7.62
  • 07 munições calibre 5.56
  • 09 carregadores de fuzil calibre 5.56
  • 01 carregador calibre 7.62
  • 01 carregador calibre 9mm
  • 01 granada caseira
  • 01 tampa da culatra de fuzil AK-47
  • 01 faca
  • 02 placas de veículo
  • 1 veiculo roubado recuperado

A ocorrência foi encaminhada para a 57ª DP.

quarta-feira, 26 de março de 2025

Ladrão de hidrômetro é detido pela Guarda Municipal em Nilópolis



Na noite de segunda-feira (24), um homem foi detido pela Guarda Civil Municipal de Nilópolis após furtar um hidrômetro de uma residência na Rua Getúlio Vargas, no Centro da cidade. Marcos Vinicius Bueno de Freitas foi encontrado com uma mochila contendo uma faca, um alicate de corte e o hidrômetro furtado.

A ação ocorreu após uma moradora da Rua Getúlio Vargas acionar a Guarda Civil Municipal, informando sobre o furto. Ao chegarem ao local, os agentes encontraram o suspeito detido por populares.

Marcos Vinicius Bueno de Freitas foi conduzido à 57ª DP (Nilópolis) para o registro da ocorrência e, posteriormente, à Central de Flagrantes na 54ª DP (Belford Roxo), onde permaneceu preso.

Menor é apreendido com pistola e drogas em Nilópolis



Na terça-feira, 25 de março de 2025, policiais do PATAMO V do 20º BPM - 3º CPA apreenderam um menor de idade portando uma pistola Taurus G2C calibre .40 e material entorpecente a contabilizar. A apreensão ocorreu durante patrulhamento nas proximidades da Comunidade Às de Ouro, em Nilópolis.

A ação faz parte do esforço contínuo da polícia em garantir a segurança da população, removendo armas e drogas das ruas.

quinta-feira, 20 de março de 2025

Suspeitos são detidos com cabos de internet e liberados em Nilópolis



Policiais militares do 20º BPM detiveram dois homens suspeitos de furto de cabos de internet na Avenida Nazaré, em Olinda, Nilópolis, na terça-feira (18/03/2025). Os suspeitos foram encontrados ao lado de um poste com uma escada e um veículo contendo seis mil metros de cabos de internet.

Ao serem abordados, os homens não apresentaram ordem de serviço ou nota fiscal dos materiais. O caso foi encaminhado à 57ª DP, onde eles foram ouvidos e liberados. Todo o material foi apreendido.

quarta-feira, 19 de março de 2025

Ação policial apreende arma e drogas em Nilópolis

Uma operação do Vigésimo Batalhão na Comunidade Às de Ouro, em Nilópolis, na terça-feira (18), resultou na apreensão de armas e drogas e na prisão de dois suspeitos.

Durante o patrulhamento, a equipe policial foi atacada a tiros e revidou. Dois suspeitos tentaram fugir de moto, mas foram capturados. Com eles, foram apreendidos:

  • Uma mochila contendo drogas (quantidade e tipos não especificados)
  • Um carregador de pistola 9mm (sem munição)
  • Um rádio comunicador

Após buscas na área, os policiais também apreenderam:

  • Uma pistola calibre .380
  • Um carregador de pistola .380
  • Uma munição calibre .380

Os suspeitos foram encaminhados à 57ª DP para registro da ocorrência.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Casa da Juventude Abre Inscrições para Cursos Gratuitos



NILÓPOLIS - A Casa da Juventude de Nilópolis, na Baixada Fluminense, está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos, oferecendo uma oportunidade para jovens e adultos desenvolverem novas habilidades e conhecimentos. Os cursos abrangem áreas como informática, mídias sociais, robótica, idiomas e reforço escolar.

Cursos Oferecidos
  • Informática Básica
  • Mídias Sociais
  • Robótica
  • Inglês
  • Libras
  • Reforço de Português e Matemática

Período das Oficinas
  • 1º semestre: Informática, Mídias Sociais, Robótica e Libras.
  • 1 ano: Inglês, Reforço de Português e Matemática.

Cronograma
  • Inscrições Online: 17/02 a 21/02
  • Resultado: 24/02
  • Matrículas: 24/02 a 27/02
  • Início das Aulas: 10/03

Como se Inscrever
Os interessados podem se inscrever online através do link: https://linktr.ee/casadajuventude.info

Observações
  • As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.
  • Os cursos são destinados a moradores de Nilópolis e região.

Mais informações podem ser obtidas através do site da Prefeitura de Nilópolis ou nas redes sociais da Casa da Juventude.

Esta é uma excelente oportunidade para aprimorar suas habilidades, aprender novas ferramentas e se preparar para o mercado de trabalho. Não perca tempo, inscreva-se já!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

PF desarticula esquema de corrupção eleitoral em Nilópolis



Na manhã desta quinta-feira (13/02), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Astreia para desarticular uma organização criminosa suspeita de cometer diversos delitos durante as eleições municipais de Nilópolis/RJ, em 2024. Entre os crimes investigados estão compra de votos, fraude à cota de gênero, apropriação de recursos destinados ao financiamento eleitoral e lavagem de dinheiro.

A investigação teve início em outubro de 2024, quando 24 pessoas foram presas em flagrante em Nilópolis, na posse de valores que supostamente seriam usados para a compra de votos. Com o aprofundamento das diligências, a PF identificou um complexo esquema de corrupção eleitoral, que incluía o uso de candidaturas laranjas e uma rede de apoio envolvendo servidores públicos e políticos locais.

Na ação desta quinta-feira, policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão na cidade de Nilópolis, na Baixada Fluminense. Os crimes investigados incluem:

Organização criminosa;
Corrupção eleitoral;
Fraude à cota de gênero;
Apropriação de recursos destinados ao financiamento eleitoral;
Lavagem de dinheiro.

A Operação Astreia reforça o compromisso da PF em combater a corrupção e garantir a integridade do processo eleitoral. As investigações continuam em andamento, e novos desdobramentos podem ocorrer nos próximos dias.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Operação conjunta prende dupla de assaltantes em Nilópolis



Nilópolis – Uma ação conjunta entre as forças de segurança de Nilópolis resultou na prisão de dois jovens envolvidos em roubos na cidade. Pedro H. A. S., de 18 anos, e D. M. S., de 15 anos, foram capturados após um intenso trabalho de inteligência e patrulhamento.

A dupla havia roubado uma motocicleta nas proximidades de Madureira e se deslocado para Nilópolis com a intenção de praticar novos crimes. No entanto, ao entrarem na cidade, se depararam com um efetivo policial reforçado, fruto da integração entre a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Guarda Municipal.

Após uma perseguição, os jovens foram abordados e presos em flagrante. Com eles, foram apreendidos a motocicleta roubada, um celular e um simulacro de arma de fogo.

A prisão dos suspeitos demonstra a eficácia da integração entre as forças de segurança e reforça o compromisso de combater a criminalidade em Nilópolis. Os jovens foram encaminhados para a 57ª DP, onde foram autuados por roubo.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Polícia apreende drogas e prende suspeito após perseguição na Ponte Azul, em Nilópolis



Nilópolis – Policiais militares do GAT e do Patamo 1 realizaram uma importante apreensão de drogas na tarde desta segunda-feira (10/02), na Ponte Azul. Durante patrulhamento pela região, os agentes avistaram indivíduos em atitude suspeita que, ao perceberem a presença policial, empreenderam fuga.

Após buscas nas proximidades, os policiais localizaram e abordaram um dos suspeitos. Com ele, foi encontrado um grande quantidade de entorpecentes. O material apreendido será contabilizado e periciado.

O indivíduo foi preso em flagrante e encaminhado para a 57ª Delegacia de Polícia (Nilópolis), onde foi autuado por tráfico de drogas.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

20º BPM recupera veículo roubado e prende suspeitos em Nilópolis



NILÓPOLIS - Em uma ação rápida e eficiente, policiais do DPO Chatuba e do Setor Delta do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM) recuperaram um veículo Renault Kwid branco que havia sido roubado e prenderam dois suspeitos em Nilópolis, na data de 08 de fevereiro.

A ação se deu após os policiais terem avistado o veículo roubado, momento em que os criminosos tentaram fugir. Durante a fuga, os suspeitos colidiram com outro veículo, o que não impediu que fossem alcançados e detidos pela polícia.

Na abordagem, foi encontrado com os suspeitos um simulacro de pistola. A vítima do roubo reconheceu os dois indivíduos como autores do crime, o que levou à prisão em flagrante por roubo, com base no Artigo 157 B do Código Penal.

A ocorrência foi encaminhada para a delegacia de polícia da área, onde serão tomadas as medidas cabíveis.

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

PM apreende drogas e rádio transmissor em operação no Morro da Mina, em Nilópolis



Nilópolis – Policiais militares do 20° BPM (Mesquita) realizaram uma importante apreensão na noite de domingo (27), no Morro da Mina. Durante um patrulhamento de rotina na localidade conhecida como “Escadão”, os agentes se depararam com indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a presença da polícia, os suspeitos tentaram fugir, mas um deles foi detido.

Durante as buscas nas proximidades, os policiais encontraram uma farta quantidade de drogas, incluindo maconha, cocaína e crack, além de um rádio transmissor. O material apreendido indica que o local era utilizado para o armazenamento e distribuição de drogas.

O suspeito foi encaminhado para a 57ª Delegacia de Polícia (Nilópolis), onde foi autuado por tráfico de drogas. A polícia investiga o caso para identificar os outros envolvidos no crime.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

PM apreende drogas e rádio transmissor em operação no bairro da Mina, em Nilópolis


Nilópolis – Policiais militares do 20º BPM (Mesquita) realizaram uma operação na manhã desta quarta-feira (24/01) no bairro da Mina, em Nilópolis, com o objetivo de combater o tráfico de drogas. Durante a ação, um indivíduo foi detido em flagrante com um rádio transmissor e material entorpecente.

A guarnição do PATAMO 1ª CIA recebeu denúncias anônimas sobre a venda de drogas na região e intensificou o patrulhamento na área. Após uma abordagem, os policiais encontraram o suspeito em atitude suspeita e realizaram a revista pessoal, encontrando o material ilícito.

O homem foi encaminhado para a 57ª Delegacia de Polícia (Nilópolis), onde o caso foi registrado. A polícia civil irá investigar o caso para identificar outros envolvidos na venda de drogas na região.

A importância da denúncia
A Polícia Militar reforça a importância da participação da comunidade no combate ao crime. Denúncias podem ser feitas através do Disque-Denúncia (2253-1177). O anonimato é garantido.

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Polícia Militar desarticula ponto de tráfico e recupera motos em Nilópolis


Em mais uma ação para garantir a segurança da população, policiais militares do Grupo de Ações Táticas (GAT) e da Patrulha Tático Móvel (PATAMO I) realizaram uma operação na comunidade do Az de Ouro, em Nilópolis, na tarde desta segunda-feira (13).

Durante o patrulhamento, os agentes abordaram um indivíduo em atitude suspeita e, após buscas, encontraram em sua posse uma grande quantidade de entorpecentes e um rádio transmissor, equipamento comumente utilizado por traficantes para comunicação.

A ação não parou por aí. Em buscas nas proximidades, os policiais localizaram duas motocicletas com queixa de roubo, indicando que o local era utilizado como base para o tráfico de drogas e para a prática de outros crimes.

O suspeito, já conhecido nos meios policiais, foi preso em flagrante e encaminhado para a 57ª Delegacia de Polícia (DP), onde o caso foi registrado. A polícia civil irá investigar a origem das drogas e a ligação do suspeito com outras ações criminosas na região.

A rápida ação da Polícia Militar foi fundamental para desarticular este ponto de tráfico e retirar de circulação as drogas e as motocicletas. A prisão do suspeito e a apreensão do material ilícito representam um duro golpe para o crime organizado na região.