terça-feira, 14 de setembro de 2021

Programa Calçadas Livres promove workshop com integrantes de secretarias de Nilópolis


Participantes fizeram dinâmicas com cadeiras de rodas e muletas de cegos.

NILÓPOLIS - Pessoas que não são cadeirantes e nem cegas tiveram uma vivência diferente na manhã desta segunda-feira (13 de setembro). Elas foram convidadas a passar por essa experiência por Luiz Gustavo Guimarães, representante do Programa Calçadas Livres, promovido pela Firjan em parceria com a Prefeitura de Nilópolis, por intermédio da Secretaria de Fazenda. Saíram da Escola Municipal Deocleciano de Oliveira, na Rua Pedro Álvares Cabral, 442, no Centro e seguiram pela Rua João Pessoa, na direção do hospital Pronil.


Dois agentes da Semtran (Secretaria de Transportes) prepararam as ruas para a dinâmica. Entre os participantes do encontro que integraram a prática, estavam o secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Renato da Van, e a assistente social da Superintendência dos Direitos dos Idosos, Márcia Campos, que usaram vendas e muletas para cegos. Eles tiveram a ajuda de outros participantes. Todos participaram do workshop de Acessibilidade de Calçadas Públicas, que continua nesta terça-feira (14 de setembro), no mesmo local, das 9h às 17h.

“ O objetivo dessa dinâmica era que eles se colocassem no lugar de quem é cadeirante ou cego, por exemplo. É a tal da empatia. A partir daí eles vão perceber o que precisa melhorar na acessibilidade da cidade. Na terça-feira, vamos abordar a parte teórica, vamos falar sobre as normas de acessibilidade”, afirmou Guimarães, especialista em desenvolvimento setorial da Firjan.


Dinâmica na Rua João Pessoa

A diretora do Departamento de Renda Imobiliária da Semfa, Ana Lúcia Medeiros, sentou na cadeira de rodas e foi empurrada pelos colegas. “Acho esse tipo de evento importante pela importância da inclusão. Essa é uma experiência nova, que todos têm que passar para entender as dificuldades”, salientou ela, posteriormente substituída por outra pessoa, assim como os colegas que estavam com vendas e muletas de cego.


Cadeirante há 42 anos, depois de sofrer um acidente de carro, o diretor de Inclusão da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência de Itaguaí, Valnei Costa, participou do evento. “ É importante a união da Baixada em torno de projetos de inclusão para todos. A Prefeitura de Nilópolis está de parabéns pela iniciativa”, observou ele, cuja cidade, assim como Japeri e Nilópolis, já criaram manuais de acessibilidade.


O encontro teve a participação ainda das seguintes autoridades: secretária de Fazenda, Sheila Mendonça e vários integrantes de sua equipe; Aloma Cunha, da Coordenadoria de Operações, a diretora do Procon, Juliana Grosso, Débora Diniz, da Secretaria de Obras, Darley Villar, da Semserp e Nilton Neto, da Semtran.

Via: PMN

Nenhum comentário:

Postar um comentário